Festival de Música: há 38 anos a promover a cultura na Póvoa

NoticiaCMPVz38FIMPVA 38ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) decorrerá entre 5 e 30 de julho de 2016. O programa foi apresentado, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, lembrou que em 1978 o Festival surgiu porque na altura era necessário trazer turistas à Póvoa e criar atividades culturais. 38 anos depois, o evento continua a prosseguir o seu objetivo de promover a cultura, conseguindo, de um modo geral, ter as salas lotadas na maioria dos espetáculos, percorrendo espaços pelo concelho.
Luís Diamantino anunciou que a 38ª edição irá abrir, uma vez mais, com Rui Vieira Nery, o “padrinho do Festival” porque sempre apoiou o Festival de Música, nomeadamente, quando estava no Ministério da Cultura, e “temos que reconhecer, tal como já reconhecemos com a atribuição da Medalha de Cidadão Poveiro, pelo muito que fez pela cultura em Portugal e também na Póvoa de Varzim”.
O Vice-Presidente transmitiu que o Festival “enche-nos de orgulho”, acrescentando que “consegue atingir um nicho de turistas no que diz respeito à cultura e à música clássica com excelente qualidade dos seus executantes”. Reconheceu ainda que “o Festival é a ponta do iceberg de todo o trabalho que se faz ao nível da cultura musical na Póvoa de Varzim. A Câmara Municipal tem um grande investimento na área da música, na Póvoa”, exemplificando com o trabalho desenvolvido pela Escola de Música, que conta com 300 alunos; o surgimento de grupos musicais mais consolidados, anunciando que “a Escola de Música está a formar, este ano, um Coro Juvenil”.
Luís Diamantino considera que “o Festival de Música é também um espaço de criatividade através do Concurso de Composição e um espaço para jovens músicos”.
(…)
Sobre a programação, João Marques transmitiu que o evento dará continuidade ao seu valioso historial.
(…)
A 38ª edição do FIMPV dará continuidade à formação de jovens músicos, designadamente através das atividades do Quarteto Verazin e das masterclasses de António Salgado, Miguel Rocha, Ensemble Resonet e Quatuor Zaïde. E promove ações que contribuirão para a criação de novos públicos, a levar a efeito em estabelecimentos de ensino da região.
(…)
Consulte o programa completo do 38º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim.

O preço dos bilhetes é de 3,00€ por espetáculo. A aquisição de bilhetes poderá ser feita a partir de 1 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na receção da Escola de Música. Poderá ainda obter informações através dos telefones 252 614 145 ou 965 342 139.

Notícia completa disponível In: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim/ Notícias, 15.06.2016

Anúncios

Sobre APMPV

A Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, foi criada a 24 de janeiro de 2003, numa parceria da Câmara Municipal com a Banda Musical da Póvoa de Varzim, que passou a gerir, para além do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) e da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim / Quarteto Verazin (desde 2007), a Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV), desde então assim designada.
Esta entrada foi publicada em Concerto, Concursos, Digressões, Masterclasses, Notícias. ligação permanente.