CICPV

8CICPVO Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) foi fundado pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim (APMPV) em 2005, tendo como objetivo primeiro prestar apoio à criação da nova música portuguesa escrita por compositores lusófonos, e estrangeiros a viver há mais de 4 anos em Portugal (à data de realização do Concurso), no âmbito das atividades regulares do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV).

Encontra-se a decorrer o 14.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) 2021 – Música de Câmara/Percussão

Serão premiadas obras de compositores nascidos depois de 1 de dezembro de 1985. O agrupamento de música convidado para a edição de 2021 é o ENSEMBLE DARCOS (2 violinos, 2 violas d’arco, 2 violoncelos, piano, percussão). As obras concorrentes devem usar, no mínimo, quatro instrumentos desta formação, sempre incluindo percussão. As obras a concurso deverão ter uma duração entre 8 e 15 minutos. O prazo para entrega das obras termina no dia 25 de maio de 2021.

Regulamento e ficha de inscrição

*

13.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) 2019/2020 – Música de Câmara/Percussão

Serão premiadas obras de compositores nascidos depois de 1 de janeiro de 1985. O Agrupamento de música convidado para a edição de 2019/2020 é Drumming Grupo de Percussão (marimba; vibrafone; xilofone; steel drum; glockenspiel; crótalos; aluphone; tímpanos; …). As obras concorrentes devem usar, no mínimo, quatro instrumentos daquela formação. As obras a concurso deverão ter uma duração entre 8 e 15 minutos. O prazo para entrega das obras termina no dia 17 de Abril de 2020.

Regulamento e ficha de inscrição / Cartaz para download

*

12.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) 2018/2019 – Música de Câmara

Serão premiadas obras de compositores nascidos depois de 31 de julho de 1978. O Agrupamento de música convidado para a edição de 2018/2019 é o Toy Ensemble (violino, violoncelo, flauta, clarinete e piano). As obras concorrentes devem usar, no mínimo, três instrumentos daquela formação. As obras a concurso deverão ter uma duração entre 8 e 15 minutos.

Regulamento e ficha de inscrição / Cartaz para download

*

11.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV) 2017/2018 – Música de Câmara

Serão premiadas obras de compositores nascidos depois de 31 de julho de 1977. O Agrupamento de música convidado para a edição de 2017/2018 é o Quarteto Verazin (dois violinos, violeta e violoncelo). As obras concorrentes devem usar, no mínimo, dois instrumentos daquela formação.

Regulamento e ficha de inscrição
Cartaz para download e impressão

*

10ccpv-cmpvz

10.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV), 2016/2017.

O CICPV tem como objetivo premiar obras de compositores nascidos depois de 31 de julho de 1976. O Agrupamento de música convidado para a edição de 2016/2017 é o Ensemble Clepsidra (SSAATTBB) mais um quarteto com a seguinte formação: violino, clarinete (em Si bemol), violoncelo e piano (Afonso Fesch, António Saiote, Filipe Quaresma e Miguel Borges Coelho). As obras concorrentes devem usar, no mínimo, seis vozes e dois instrumentos dessas formações.

O Regulamento do Concurso está disponível para consulta e download.
Cartaz do 10.º CICPV para download e impressão.

*

9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim – manifestação paralela da 38ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim. A iniciativa é dedicada à modalidade de Música de Câmara (Prémio “Câmara Municipal da Póvoa de Varzim”). Tem como objetivo premiar obras de compositores nacionais e estrangeiros nascidos depois de 31 de julho de 1975.
O prazo para entrega das obras concorrentes termina a 21 de março de 2016. Posteriormente, o júri, constituído pelos compositores Sara Carvalho (Presidente), Luís Tinoco, Fernando Lapa e Ricardo Ribeiro, selecionará duas obras finalistas, a anunciar a 29 de Abril de 2016.
As obras serão estreadas no decorrer do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, em concerto agendado para 21 de julho de 2016, a cargo do Remix Ensemble Casa da Música. Os valores dos Prémios são de dois mil e quinhentos euros (1º) e mil euros (2º prémio).
Além da estreia em concerto, as obras vencedoras serão editadas em partitura.
Documentos disponíveis para download:
Cartaz do 9.º CICPV
Regulamento do 9.º CICPV