Coral “Ensaio”

logo_coralensaioAgenda 2016/2017:

Novembro – Apresentação do livro “A Igreja de Rates – Um Património Milenar”
30 Igreja Românica de S. Pedro de Rates | 19h00

Dezembro – Concertos de Natal [Coral Ensaio e Quarteto Verazin]
17 Igreja Paroquial de Navais/Póvoa de Varzim | 21h30
18 Museu Municipal da Póvoa de Varzim | 18h30

Abril – Concertos de Páscoa [Coral Ensaio e Quarteto Verazin]
8 Santuário da Sra. da Saúde em Laúndos/Póvoa de Varzim | 21h30
10 Guimarães | 21h30
12 Igreja Matriz da Póvoa de Varzim | 21h30

Maio – Ciclo de Música Sacra de Rates
28 Igreja Românica de S. Pedro de Rates

Junho – Galiza/Espanha
10 Santiago de Compostela

Julho – 39.º FIMPV (7 a 29 de julho)


Coral “Ensaio” iniciou a sua atividade em janeiro de 1989, sob a direção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projeto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.

Ao longo da sua existência, apresentou-se em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e da várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Organizou e participou no 1.º e no 2.º Encontro de Coros amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram coros de Espanha e França. Tem-se apresentado em concerto, com alguma frequência, no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates. Em 2013 e 2014 participou no Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim.

Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros.
Ao longo da sua intensa atividade, vem praticando um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses, nomeadamente poveiros. a sua presença em concerto tem sido a capella ou em parceria com distintas formações instrumentais e destacados solistas.                                                                                                          (2015/2016)

Em 2014 (31 de Janeiro), o Coral “Ensaio” celebrou os seus 25 anos. Ao longo deste período de existência, tem vindo a escrever a sua rica história, apresentando-se em distintos auditórios e igrejas, com uma média de dez concertos anuais, a capella ou com acompanhamento instrumental, e representando, briosamente, a Escola de Música e a Póvoa de Varzim, em Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda. Esta história deve-se, principalmente, a todos quantos CoralEnsaio25anosderam corpo ao Coral “Ensaio” (Blogue do Coral “Ensaio”), a Escola de Música da Póvoa de Varzim, alunos, Encarregados de Educação e Professores, e todos os melómanos que se integraram nesta formação vocal.

São inúmeras as atuações do Coral “Ensaio” ao longo de 25 anos de existência, quer no domínio nacional, quer internacional. Referir-se-á apenas, em jeito de síntese, as múltiplas atuações realizadas localmente e por todo o país, participando em concertos, encontros de coros e intercâmbios culturais e em algumas edições do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, bem como nos Ciclos de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.

Ao longo da sua intensa atividade, tem praticado um vasto repertório predominantemente sacro, mas também histórico-profano, num trabalho de descoberta e divulgação muito enriquecedor para os seus componentes e público em geral. Destacam-se as suas interpretações de obras-primas da música universal de Schubert, Liszt, Cesar Franck, Mozart, Vivaldi e Rheinberger, em parceria com diferentes formações instrumentais e qualificados solistas.

Na vertente profana, assinalar-se-á a interpretação de madrigais, vilancicos e canções populares portuguesas, nomeadamente de Fernando Lopes-Graça, Manuel Faria e do músico poveiro, Josué Trocado. Paralelamente a todo o esforço de afirmação de âmbito nacional, o Coral também soube conquistar projeção internacional, através de realização de concertos em Espanha, Bélgica, e Holanda, em protocolos de intercâmbio.

Freitas, M.ª da Conceição Trocado (2014). Coral Ensaio 25 anos – Um projeto consolidado. Associação Pró-Música – 25 anos da Escola de Música, 13.