A.E.C. Música

O Ensino da Música, no contexto das Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C.) integra-se na Escola de Música da Póvoa de Varzim (EMPV), desde o ano letivo de 2006/2007, através de acordo de colaboração com o Município da Póvoa de VArzim. Este protocolo abrange o Ensino da Música nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas: Dr. Flávio Gonçalves; Cego do Maio; Aver-o-Mar e Rates.

A A.E.C./Música tem pedagogicamente como objetivo o desenvolvimento da literacia musical, centrando-se, principalmente, na voz e no canto, interligando o corpo com o movimento. Nesta senda, e segundo as orientações programáticas para o ensino da música no 1.º CEB (2006), cabe a processo de ensino-aprendizagem articular a audição, a interpretação e a composição. Para isso, todas as atividades assentam na dinâmica e criatividade; as práticas musicais podem abranger mais do que uma atividade em simultâneo; a audição, a interpretação e a composição interligam-se com contextos de criação e ação artística, social, cultural, histórica e estética, através de abordagens sensoriais e ligadas a outras áreas do saber (científico, humanístico e tecnológico). O brincar, o jogo (corpo e movimento) é fator primordial para o desenvolvimento humano da criança. Assim sendo, cremos que é pelo jogo e pela fantasia que a criança se apropria do mundo adulto, das regras e da complexidade sociocultural da sociedade à qual pertence. Procurando um trabalho interdisciplinar, a música neste contesto irá complementar o desenvolvimento da linguagem, das atitudes e valores e, consequentemente, todo o seu desenvolvimento humano e social.

É com esta dinâmica, na procura da exteriorização e na demanda pela dimensão holística do ensino, que a EMPV desenvolve, em articulação com a A.E.C., projetos comuns ao longo do ano letivo, levando a criança a assistir e a participar em atividades interligadas e em articulação com a EMPV, tais como:

  • Dia Mundial da Música – digressão musical das orquestras de cordas, sopros e guitarras pelas várias escolas do concelho;
  • Audições de: Carnaval; Dia do Pai; Dia da Mãe – audição pública no Auditório Municipal da EMPV, com a participação dos alunos do 1.º CEB;
  •  Musical Disney – adaptação e criação de um musical da Disney com a participação dos alunos do 4.º ano de escolaridade, nomeadamente nos coros e personagens.

Outras atividades relevantes:

  • Aulas abertas na EMPV;
  • Visitas de estudo à EMPV;
  • Visitas periódicas dos professores da EMPV às turmas do 1.º CEB

Ainda neste âmbito, a EMPV em articulação com a A.E.C./Música, desenvolve desde o ano letivo 2006/2007, o “Projeto dos Violinos” numa escola do 1.º CEB. Para estes alunos, a EMPV distribui aos alunos os violinos, a título de empréstimo gratuito, durante um ano letivo. São objetivos deste projeto:

  • Enriquecer culturalmente uma zona geográfica;
  • Sensibilizar os alunos para a aprendizagem e prática de um instrumento musical;
  • Criação de oferta formativa – ensino articulado;
  • Incrementar a frequência ás aulas e fomentar o gosto pelo estudo, com o intuito de aumentar o rendimento escolar dos alunos.

Sousa, Paulo (2014). O Ensino da Música nas A.E.C.’s. Associação Pró-Música – 25 anos da Escola de Música, 27.